Você conhece o emulador de próxima geração EVE-NG ?

Você conhece o emulador de próxima geração EVE-NG ?

EVE-NG (Emulated Virtual Environment Next Generation) é um simulador de rede multi-vendor que, semelhante ao VIRL Personal Edition, foi desenvolvido para usuários finais e pequenas empresas. Eles oferecem uma Community Edition gratuita, bem como uma Professional Edition por $ 110,75 por ano.

Versão: o EVE-NG foi avaliado na versão 2.0.3-95 em uma máquina virtual com 16 GB de memória e 4 vCPUs. Os nós de dispositivo de rede usados ​​para avaliação incluíram as imagens de software Cisco IOU 15.5 (2) T da camada 3 e da camada 2.

Vantagens do emulador EVE-NG:
A EVE-NG Community Edition tem alguns benefícios importantes, incluindo:

Custo
Sem cliente – Não requer instalação de softwares utilizando HTML5
Topologia ativa modificável
Múltiplos tipos conexão


Custo. A Community Edition do EVE-NG é totalmente gratuita e mais do que suficiente para se preparar para o CCNA. Existem duas grandes diferenças entre a Community Edition e a Professional Edition do EVE-NG:

A Community Edition tem um limite de 63 nós por laboratório (o que é suficiente para o CCIE).
A Professional Edition tem uma série de recursos administrativos ausentes na Community Edition, incluindo suporte para vários usuários, funções de usuário e suporte para configurações de qualidade / degradação de link.
Sem clientes. O cliente EVE-NG HTML5 é o principal recurso que o diferencia de VIRL e GNS3. No EVE-EG, você projeta, conecta e gerencia topologias de rede por meio de um cliente HTML5. Em outras palavras, você não precisa baixar e instalar um aplicativo separado além do servidor para virtualizar, conectar e configurar dispositivos de rede. Você simplesmente implanta o servidor por meio de uma instalação bare-metal ou máquina virtual, e todo o resto pode ser feito por meio do cliente HTML5. O cliente HTML5 também é bastante responsivo, mesmo ao trabalhar com topologias maiores.

Topologia ativa modificável. Semelhante ao GNS3, o EVE-NG permite que você modifique as topologias de rede enquanto estão em execução ativa. Conforme observado anteriormente, essa é uma excelente economia de tempo, especialmente ao trabalhar com nós que normalmente demorariam muito para inicializar, como NX-OS 9000v ou IOS-XRv.

Vários tipos de conexão. Semelhante ao GNS3, o EVE-NG suporta interfaces seriais e Ethernet. Isso é útil se você estiver trabalhando com tecnologias que envolvem interfaces seriais, como Frame Relay, que ainda estão nos tópicos do exame de certificação CCNP ROUTE.

Os contras do emulador de rede EVE-NG
O EVE-NG Community Edition também tem duas desvantagens como um emulador de rede gratuito, incluindo:

Acesso à imagem do software
Documentação
Acesso à imagem do software. Assim como o GNS3, o EVE-NG não fornece nenhuma imagem de software. Isso significa que você precisará (legalmente) obter imagens de software Cisco IOS compatíveis para usar com o EVE-NG.

Documentação. A documentação do EVE-NG Community Edition é inicialmente difícil de navegar e consumir. A documentação em si é bastante boa, mas contém o Kill gramatical ocasional e às vezes é escrita de forma coloquial. Alguma documentação não está disponível em formato escrito, como as instruções de instalação da máquina virtual, que estão documentadas em um vídeo. O vídeo em si é informativo, mas a falta de instruções escritas pode ser desagradável para alguns usuários.

Por outro lado, o EVE-NG Professional Cookbook é muito útil. Ele serve como um “manual do usuário” centralizado para clientes pagantes. Dica profissional: embora este documento tenha sido escrito para a Professional Edition do EVE-NG, muitas das instruções também se aplicam à Community Edition.

Emuladores de rede: EVE-NG vs VIRL vs GNS3
EVE-NG se destaca entre seus concorrentes como o único emulador de rede virtual sem cliente. Enquanto GNS3 e VIRL requerem que você baixe e instale um aplicativo separado para manipular dispositivos de rede em um servidor, o EVE-NG requer apenas um aplicativo de terminal leve (como PuTTY). A criação e modificação da topologia de rede são feitas inteiramente por meio de um cliente web HTML5. Isso é muito útil em um desktop, mas também abre a possibilidade de trabalhar em um dispositivo móvel!

Semelhante ao GNS3, a maior desvantagem do EVE-NG é que você já deve ter acesso licenciado às imagens do software do dispositivo de rede para emulá-las por meio do EVE-NG. Uma desvantagem adicional é que o processo de EVE-NG para instalar uma imagem de software de dispositivo de rede virtual, embora bem documentado, requer acesso SSH ao servidor EVE-NG e alguma habilidade leve com o shell do Linux para importar dispositivos de software para uso em topologias de rede. Além disso, dependendo do assunto, a documentação do EVE-NG pode ser mais difícil de consumir.

Deixe um comentário